Amazonas e Mato Grosso confirmam mortes por Dengue em janeiro
Voltar para:Página Inicial /Notícias
04/02/2011

     Dos 16 estados com alto risco de enfrentar uma epidemia de dengue neste verão, pelos menos dois --Amazonas e Mato Grosso-- confirmaram mortes causadas pela doença nas primeiras semanas de janeiro, e sete investigam nove óbitos suspeitos. É o que mostra um levantamento feito pela Agência Brasil, com base em dados divulgados pelas secretarias de Saúde.

     Amazonas e Mato Grosso confirmaram uma morte cada um. No primeiro, uma mulher morreu no dia 13 deste mês, depois de ter sido internada em um hospital de Manaus. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, ela teve a forma grave da doença e um choque hipovolêmico (quando o coração não consegue bombear sangue para o corpo).

     Além desse caso já confirmado, há uma morte sob suspeita no Estado. Do início do ano até agora, o Amazonas já confirmou 234 casos da doença.

     A Secretaria de Saúde de Mato Grosso confirmou a primeira morte por dengue, no município de Pedra Preta. As autoridades de saúde mato-grossenses investigam ainda uma morte suspeita, ocorrida na cidade de Sorriso. De 1º de janeiro até o dia 27, foram 1.084 notificações, sendo cinco consideradas graves.

     As outras mortes sob investigação foram registradas no Maranhão (1), Rio Grande do Norte (2), Espírito Santo (2), Alagoas (1) e Pernambuco (1). As secretarias da Paraíba, de Sergipe, do Ceará, de Tocantins e do Rio de Janeiro não registraram óbitos até o momento.

     Na semana passada, o Ministério da Saúde baixou uma portaria que obriga hospitais e secretarias a notificar mortes e casos graves de dengue no prazo de 24 horas. O governo federal irá lançar também um programa para monitorar os óbitos diariamente e os casos por semana. O sistema será alimentado pelos municípios e estados via internet.

     Os estados citados estão na lista dos 16 considerados com alto risco de epidemia de dengue neste verão, que inclui também o Acre, Pará, Piauí e Bahia. Em 2010, o Brasil teve 550 mortes por dengue e 1 milhão de casos.

Saiba mais: Folha
Trecho 1 - Conjunto 4 - Lote 2 Porto Seco - Polo JK - Santa Maria Distrito Federal
CEP: 72.549-520 - Fone: (61) 3395-0128
Copyright © 2010 Bthek Biotecnologia